Texto
Rua Justino Ruas, 240 – Centro
(33) 3751-1135
MOÇÃO Nº: 16 /2025
Exmº. Sr.
Alaécio Fernandes Soares
DD. Presidente da Câmara Municipal
Pedra Azul – MG
O Vereador que a esta subscreve requer à Mesa Diretora, após tramitação regimental, o seguinte pedido:
Que seja concedida Moção Honrosa de Mérito e Congratulação ao Sr. Eliezer de Quadros Farias, cidadão que, ao longo de sua vida, prestou relevantes serviços à comunidade pedra-azulense, por sua dedicação ao comércio local, ao incentivo ao esporte e à preservação das tradições culturais de nosso município.
JUSTIFICATIVA
Nascido em 24 de outubro de 1947, na cidade de Pedra Azul-MG, Eliezer de Quadros Farias é filho de Zeferino Quadros e Maria Pereira. Teve uma infância humilde na zona rural, em uma fazenda localizada nas proximidades da Nacional de Grafite. Em um tempo de difícil acesso à escolarização, concluiu até o quarto ano primário, destacando-se, desde cedo, por seu talento natural com a matemática — habilidade que o guiaria no mundo dos negócios.
Na adolescência, mudou-se para a cidade de Pedra Azul, então em fase de desenvolvimento. Começou a trabalhar em bares locais, como o salão de festas da Rua 7 de Setembro e o movimentado bar no entroncamento da cidade localizado na BR-116, onde teve a honra de conhecer o rei do baião, Luiz Gonzaga, durante uma turnê.
Na juventude, mudou-se para a capital e serviu o Exército Brasileiro por dois anos. Após esse período, retornou a Pedra Azul no início da década de 1970, quando perdeu os pais e assumiu os negócios da família na Rua Timbiras. Assim nasceu o icônico Bar do Gordo, ponto de encontro tradicional e símbolo de convivência da comunidade.
No final da década de 1970, casou-se e formou sua primeira família, com quem teve dois filhos: Danilo Kênio e Igor. Nos anos 1980, sua paixão pelo futebol o levou a ser técnico do time amador "Timbirinhas", que disputava campeonatos municipais e regionais, fomentando amizades e revelando talentos esportivos.
A frente do Bar do Gordo, Eliezer tornou-se conhecido por sua honestidade com fornecedores e carinho com os clientes. Seu nome passou a ser sinônimo de confiança, amizade e solidariedade. Foi também um empregador humano e solidário, oferecendo oportunidades de trabalho a muitos conterrâneos.
Durante os anos 1990, envolveu-se com entusiasmo na organização das festas juninas do bairro, contribuindo para o sucesso do tradicional “São João do Timbiras”, celebrado por suas cantorias, comidas típicas e fogos de artifício — evento que ganhou destaque regional graças ao seu empenho.
Na década de 2000, formou nova família e teve mais dois filhos: Guilherme e Luiz Felipe. Com o passar dos anos, veio o merecido descanso: aposentado, passou o Bar do Gordo aos filhos, deixando saudades dos tempos de balcão e do calor humano que cultivou com sua presença diária.
Atualmente, o Sr. Eliezer desfruta sua aposentadoria com tranquilidade, cercado pela família e pelo carinho da comunidade. Mesmo enfrentando limitações de saúde, continua ativo, passeando pelas ruas de Pedra Azul em sua cadeira motorizada, sempre acompanhado de sua fiel cachorra Akita branca.
Cumprimentado por todos por onde passa, Eliezer de Quadros Farias é reconhecido como um homem honesto, trabalhador e de espírito comunitário. Seu legado é de respeito, afeto e contribuição concreta ao bem-estar coletivo.
Por todas essas razões, esta Casa Legislativa registra publicamente sua admiração e gratidão por esse cidadão exemplar, aprovando esta Moção Honrosa de Mérito e Congratulação, como símbolo do reconhecimento da cidade de Pedra Azul a um de seus filhos mais ilustres.
Sala de Reuniões da Câmara Municipal de Pedra Azul, em 06 de maio de 2025
Cleomar Pereira Lima
Vereador – PSDB