Texto
Moção nº: 09/2025
Exmº. Sr.
Alaecio Fernandes Soares
DD. Presidente da Câmara Municipal
Pedra Azul – MG
O Vereador que a esta subscreve requer à Mesa Diretora, após tramitação regimental, o seguinte pedido:
- Que seja concedida Moção Honrosa de Mérito e Congratulação à Professora Eva Ozana Pereira de Souza.
JUSTIFICATIVA
EVA OZANA PEREIRA DE SOUZA, nascida em Pedra Azul no dia 29 de abril de 1961, filha do pequeno agricultor Tarcísio Rodrigues de Souza e da Professora Elisbéria Pereira de Souza, é casada com Luiz Alberto Parrela de Souza e mãe de duas Filhas: Luíza e Luciana de Souza Pereira. Estudou na Escola Estadual Cassiano Mendes, terminando o curso de Magistério em 1978.
Em 1982 concluiu o Curso de Letras na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Teófilo Otoni, e pós – graduou-se em 1988 em Língua Portuguesa e Literatura pela Fundação Educacional “Severino Sombra” em Vassouras, Rio de Janeiro. Em 2010 concluiu outra pós-graduação em Docência Superior pela Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM.
Trabalhou como Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira na Escola Estadual Cassiano Mendes de Pedra Azul por 34 anos, sendo a maioria deles dedicados ao Ensino Médio. Nessa escola, atuou também como Vice-Diretora, Professora de Uso de Biblioteca e foi diretora no período de 1999 a 2003, quando retornou à sala de aula para finalmente aposentar-se em 2014.
Entre 2005 e 2008 foi Coordenadora do Núcleo da UNIMONTES aqui em Pedra Azul, nos cursos de Pedagogia, História, Educação Física e Geografia.
Entre 2009 e 2011 coordenou o curso de Pós-Graduação em Gestão Pública da UNIMONTES – Núcleo de Pedra Azul.
Após sua aposentadoria no Estado, dedicou-se aos projetos do CEDEDICA –VALE nos cursinhos preparatórios para o ENEM e Concursos Públicos municipais, além de ter sido diretora da Escola Municipal Clemente Faria, por seis meses entre os anos de 2021 e 2022.
Nos anos de 2023 e 2024 retornou à sala de aula na rede particular de ensino, e atua no Colégio AMA – Unidade 2 – Ensino Médio, ministrando aulas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.
Atualmente, devidamente aposentada, dedica-se à família e à Igreja Católica na qual sempre foi inserida.
Sendo assim, pelos trabalhos prestados à comunidade pedraazulense, a concessão da Moção é sinônimo de agradecimento e reconhecimento. Diante do exposto, apresento este requerimento.
Sala de Reuniões da Câmara Municipal de Pedra Azul, em 08 de Abril de 2025
Júlio César Lacerda Figueiredo
Vereador - PSDB